Para começar esse texto é interessante uma definição simplificada de alguns conceitos:
Estresse: processo natural do organismo quando se depara com desafios externos (por exemplo, condições climáticas) ou internos (por exemplo, pensamentos, emoções ou dor). O processo do estresse pode ser classificado em quatro partes, sendo as três últimas indicativos de adoecimento psicológico e somático: Alerta, Resistência, Quase Exaustão e por fim Exaustão. (Modelo quadrifásico de Lipp).
Medo: emoção natural e sem caráter psicopatológico sendo sua função preservar o organismo de situações perigosas e reagir ante uma ameaça no aqui e agora (prudência, cautela e alarme).
Ansiedade: é um processo cognitivo e emocional de busca de segurança tendo por objetivo a superação de possíveis dificuldades futuras, portanto, não é necessariamente psicopatológico.
[Fonte: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), Psicoeducação em Terapia Cognitivo-Comportamental (Marcele R. de Carvalho; Lucia E. N. Malagris; e Bernard P. Rangé), e Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais (Paulo Dalgalarrondo)].
Sabedores agora que existe a ansiedade não patológica então podemos descrever suscintamente os tipos de ansiedade consideradas psicopatológicas.
De acordo com DSM-5-TR temos as seguintes classificações diagnósticas: Transtorno de Ansiedade de Separação, Mutismo Seletivo, Fobia Específica, Transtorno de Ansiedade Social, Transtorno de Pânico, Agorafobia, Transtorno de Ansiedade Generalizada e outros.
O objetivo do texto está longe de ser um guia para autodiagnostico, portanto, evitarei entrar em detalhes sobre cada um dos tipos de ansiedade.
O que precisamos saber no momento são os danos que um Transtorno de Ansiedade pode causar: isolamento social, perda de oportunidades profissionais, dificuldades para concluir tarefas, ficar refazendo uma atividade várias vezes, risco aumentando para abuso de álcool e outras drogas, chegando até mesmo a aumentar o fator de risco para o suicídio.
(Fonte: DSM-5TR).
Se você sente que está sofrendo com sintomas de ansiedade busque ajuda imediatamente, entre em contato comigo; e se você conhece alguém que pode estar sofrendo com a ansiedade dê o apoio necessário para que ela entre em contato comigo.
De acordo com alguns estudos o processamento da informação sê dá por duas vias, uma classificada como via rápida - Sistema Amigdala - e outra como longa - Sistema Hipocampo/Córtices Superiores.
[Fonte: Stock, Tatiana Otto, Barbosa, Márcio Englert, & Kristensen, Christian Haag. (2014). Evidências de alterações neurais na terapia cognitivo-comportamental: uma revisão da literatura. Contextos Clínicos, 7(1), 27-36. https://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.71.03]
O Sistema Amígdala realiza um processamento dos estímulos em torno de 12 milissegundos e a sua baixa capacidade discriminatória está correlacionada com as memórias implícitas e reações automáticas.
O Sistema Córtices Superiores tem um processamento da informação mais lento em torno de 19 milissegundos e trabalha com o detalhamento da situação, reflexão e escolha da ação a ser tomada.
Em síntese, uma pessoa que sofre com os Transtornos de Ansiedade tem uma possibilidade aumentada de ser guiada automaticamente pelo seu Sistema Límbico que ativa com maior frequência as reações de luta, fuga e paralização.
Essas reações de luta, fuga e paralização que se dão diante de um estímulo ansiogênico qualquer podem, por exemplo, vir a gerar uma dificuldade analítica adequada da situação tendo como possível consequência uma sensação continua de inadequação e uma confirmação de que a pessoa não tem recursos psíquicos ou habilidades sociais para lidar com os desafios.
Com base nessas informações sobre a ansiedade patológica agora é possível compreender que simplesmente solicitar para que a pessoa que sofre com esse tipo de transtorno pare de se preocupar tanto e ir se divertir. É praticamente uma meta que naquele momento irá gerar maior sofrimento.
E até mesmo em tratamento psicoterapêutico as intervenções devem ser utilizadas com cuidado sendo analisado junto ao paciente os efeitos positivos e negativos de cada técnica com o objetivo de sempre atingir a diminuição dos sintomas.
Se você percebe que está sofrendo com algum transtorno de ansiedade estou a disposição para te ajudar através da psicoterapia. Entre em contato comigo!